A disfunção temporomandibular envolve uma série de sintomas que atingem a articulação que liga a mandíbula ao crânio, prejudicando a funcionalidade bucal e interferindo diretamente na qualidade de vida do paciente.
Esta articulação, além de permitir ações mastigatórias e de fala, também abriga músculos e nervos, sendo uma área sensível. Os problemas que atingem esta região têm origem emocional ou funcional, provocando sintomas incômodos como dores de cabeça recorrentes e limitações de movimentos.
Por meio do tratamento odontológico, é possível tratar a disfunção temporomandibular, amenizar as crises de dor e promover mais qualidade de vida à pessoa que sofre com este problema.
Como mencionado, a disfunção temporomandibular pode ser causada por múltiplos fatores, especialmente aqueles que estão ligados à ansiedade e ao estresse, desencadeando condições que afetam a articulação.
Além das causas emocionais, complicações no desenvolvimento estrutural ou até mesmo traumas na região podem provocar problemas, uma vez que estes fatores provocam a sobrecarga articular e favorecem este problema.
Contudo, existem outras causas que podem provocar a disfunção temporomandibular, tais como:
Estes hábitos e condições favorecem a sobrecarga na articulação temporomandibular e podem provocar os sintomas marcantes da DTM.
A disfunção temporomandibular provoca uma série de sintomas característicos e também pode desencadear em outros problemas secundários que foram originados devido à desarmonia na articulação.
Por conta de abrigar diversos nervos e ser composta por vários músculos, dores ao abrir e fechar a boca são os principais incômodos sentidos pelo paciente. Cefaleias (dores de cabeça crônica) são outro sintoma que a pessoa pode sentir em função da DTM.
Zumbidos no ouvido e estalos durante a mastigação também podem ser sentidos pela pessoa, uma vez que esta articulação está próxima à região e isso favorece este tipo de sintoma. Além disso, o tensionamento muscular, especialmente na região do pescoço, também pode ocorrer.
Vale ressaltar que estes incômodos podem ocorrer em um ou em ambos os lados do rosto, tudo dependerá do grau de sobrecarga que a articulação sofreu.
O diagnóstico da disfunção temporomandibular deve ser feito de forma minuciosa, uma vez que esta condição envolve diversos sintomas e o tratamento pode ser ineficaz se o quadro não for investigado adequadamente.
Por isso, o diagnóstico consiste na utilização de equipamentos específicos, como a eletromiografia, que monitora a atividade muscular da região, a fim de determinar a presença do tensionamento articular.
Outra forma de diagnóstico é via termomiografia que, por meio das áreas de calor, consegue determinar se existe a compressão de nervos, característica da disfunção temporomandibular.
Todo o diagnóstico é feito a partir de uma conversa com o dentista especializado, que irá avaliar o histórico do paciente, assim como seus hábitos. Com base nas informações, exames diagnósticos são realizados para confirmar a presença da DTM.
Vale destacar que, caso o paciente apresente alguma condição secundária que se desenvolveu por conta da disfunção temporomandibular, o mesmo é tratado em conjunto com o problema primário.
O tratamento para disfunção temporomandibular deve ser feito de forma individualizada, visto que cada pessoa apresenta estágios e causas diferentes para o quadro.
Ter o acompanhamento multidisciplinar, com o trabalho em conjunto da fisioterapia com a odontologia é fundamental para uma melhora do quadro, tendo em vista que há o fortalecimento da articulação temporomandibular, assim como a abordagem odontológica para evitar impactos aos dentes.
No que diz respeito ao dentista, podem ser aplicadas injeções para relaxamento nas estruturas tensionadas, além da prescrição de placas oclusais, que são utilizadas em pacientes com bruxismo para evitar o tensionamento dos dentes, especialmente durante as noites de sono. Tal hábito favorece o agravamento dos sintomas, como a dificuldade para abrir e fechar a boca, assim como os quadros de cefaleia, principalmente pela manhã.
Na Arte Ortho, contamos com um time de especialistas para diagnóstico e tratamento da disfunção temporomandibular, além de equipamentos modernos para proporcionar comodidade e assertividade em todo o processo.